Cidades

Ciep no Fonseca é revitalizado

O município investiu cerca de R$ 6,5 milhões para recuperar o Ciep. Foto: Divulgação

Na manhã deste sábado (1), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, entregou as obras de revitalização do Ciep Professor Anísio Teixeira, no Fonseca. A unidade, que estava abandonada há mais de 10 anos, foi municipalizada pela Prefeitura de Niterói. O Ciep será usado como Espaço Nova Geração, uma nova concepção na Educação em Niterói, além de abrigar turmas da Educação Infantil. 

“Hoje, a Zona Norte pode comemorar mais uma conquista. Com uma gestão responsável e planejamento, estamos realizando importantes investimentos na cidade. Na zona Norte, por exemplo, reabrimos o Getulinho, revitalizamos o Horto do Fonseca, fizemos obras de contenção de encostas que são fundamentais para salvar vidas, e agora, com muito orgulho entregamos este Ciep. A educação é um caminho para a prevenção da violência”, disse Neves.  

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Axel Grael, enfatizou que a unidade estava completamente degradada quando foi municipalizada e que a partir de agora um novo caminho será traçado com a participação dos jovens que estarão no projeto Nova Geração. 

“Aqui será uma fábrica de oportunidades. Este espaço é mais que um prédio apenas, representa uma política pública comprometida com o futuro dos jovens. Enquanto os governos federal e estadual querem tirar recursos da educação, Niterói segue no sentido contrário, apostando na educação como caminho para o desenvolvimento de uma cidade, de um país”, ressaltou Grael.   

Para a recuperação do Ciep Professor Anísio Teixeira,
o município investiu cerca de R$ 6,5 milhões. O prédio recebeu uma reforma geral, mas suas características originais foram mantidas. O projeto incluiu a substituição das instalações de gás, de incêndio, de esgoto sanitário e águas pluviais, hidráulica, elétrica e do sistema de ar condicionado. Os revestimentos em argamassa de cimento e azulejos, tijolos danificados, divisórias dos sanitários, cobertura das telhas, forros, impermeabilizações de toda a edificação foram trocados. 

“A Prefeitura está assumindo um compromisso do governo do Estado com a municipalização deste Ciep. Com uma gestão responsável, o Município mostra sua preocupação com o amanhã e, por isso, está apostando em uma política construtiva, de compromisso com a população. Esta não é apenas uma obra deste governo, esta é uma obra para o futuro dessa cidade”, afirmou o secretário Executivo, Paulo Bagueira. 

“Esta é mais uma demonstração do esforço desta gestão, de construir e fortalecer uma educação cada vez melhor, com um trabalho integrado entre todas as secretarias do governo. Por mais de 10 anos, este prédio ficou abandonado, funcionando como um depósito de papel, e hoje a realidade é completamente diferente”, reforçou o secretário municipal de Governo, Comte Bittencourt. 

O Ciep Anísio Teixeira será um dos primeiros Espaços Nova Geração de Niterói, onde crianças e jovens da região terão acesso gratuito a atividades e projetos de formação técnica, cultura, educação, esporte e lazer. O local será uma espécie de clube-escola no contraturno escolar com prática de esportes, cursos de capacitação profissional, de idiomas e projetos culturais. 

A secretária municipal de Fazendo, Giovanna Victer, afirmou que o Ciep será um espaço para o desenvolvimento de capacidades em todas essas áreas. 

“Precisamos dar o direito a esses jovens de sonharem e realizarem um futuro melhor. A atual gestão vem promovendo a revitalização de diversos prédios públicos não só na área da educação. E a entrega deste equipamento é mais um importante passo para que sonhos se tornem realidade”, disse Giovanna Victer. 

Para o administrador regional do Fonseca, Andrigo Carvalho, a revitalização do Ciep é um marco para o bairro. 

“Durante muitos anos, este espaço era como o quintal da minha casa, vinha aqui jogar bola, brincar, e hoje ver que o Ciep vai voltar a abrigar projetos importantes, dando novamente aos jovens uma oportunidade, é motivo de muito orgulho e de gratidão ao prefeito Rodrigo Neves. Esta obra vai beneficiar a toda a população do Fonseca. É a Zona Norte sendo reconhecida”, afirmou Andrigo. 

Moradora do Fonseca há 40 anos, a consultora e professora, Luciana Machado, não escondia a felicidade em encontrar o prédio totalmente reformado. 

“Com a revitalização do Horto do Fonseca, passei a fazer caminhadas no parque todos os dias pela manhã. Agora, temos um novo espaço revitalizado no bairro que é este Ciep. Estamos tendo importantes conquistas e melhorias. Isso é fundamental para os moradores”, contou Luciana.          

< Mulher é assaltada em ponto de ônibus na Engenhoca Neymar é acusado de estupro; B.O é registrado na capital paulista <